TEMA: Patrimônio dos Transportes -
ABORDAGEM: Políticas, programas e projetos, iniciativas de
preservação
Ano: 2013/2014
Ano: 2013/2014
Desde o final do Séc. XIX
até a primeira metade do Séc. XX, o Estado de São Paulo vivenciou a “marcha
para o Oeste” da produção cafeeira, que, juntamente com a região Centro Oeste
paulista, impulsiona a economia e consolida a ocupação destes territórios. Graças
à chegada da Ferrovia, como principal meio de transporte para o escoamento
desta produção, surgem novos Municípios e desenvolvem-se outros; tal qual
Adamantina, que se expande às margens dos trilhos e do esplendor das
instalações da Cia. Paulista, depois Fepasa, Ferroban e atualmente ALL, visivelmente degradadas pela ação do tempo, decorrente
da extinção dos trens de carga e de passageiros, desde 2001. Em busca de
soluções para a preservação e conservação deste patrimônio ferroviário
adamantinense, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção arquitetônica
e urbanística, que se justifica, principalmente, pela relevância histórica
deste patrimônio, seja em decorrência da sua importância para o lugar, como
para aqueles que habitam esta região e/ou, porventura, tiveram algum tipo de vínculo
com o objeto deste estudo. A proposta de um Centro Cultural e de Lazer às
margens da Ferrovia, mais especificamente do projeto de revitalização e
restauração do seu antigo Armazém, cuja edificação e áreas de entorno somam quatro
mil metros quadrados; considera as concepções contemporâneas com princípios de
sustentabilidade, acessibilidade, conforto térmico e acústico. Para tal, o
partido adotado pretende dar novos desenhos com harmonia e distinção ao
existente, conservando o seu caráter arquitetônico e urbanístico, numa visível
transição entre o “antigo e o novo”, considerando que a adição de novos
elementos construtivos prioriza analogias às ferrovias. Ao embasamento teórico foram
necessárias pesquisas bibliográficas e iconográficas; pesquisas de campo, e estudos
de casos. E, mediante tais pesquisas e estudos de viabilidades, é possível
afirmar que esta proposta de intervenção trará utilidade social ao espaço,
resguardando a história e evitando o atual abandono deste complexo ferroviário.
PALAVRAS CHAVE: Centro Cultural e de Lazer; Patrimônio
Ferroviário Adamantinense; Conforto Térmico e Acústico; Sustentabilidade e
Acessibilidade
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