quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Projeto de Graduação " Centro Cultural e de Lazer "FEPASA"; Transição ao Contemporâneo "



TEMA: Patrimônio dos Transportes -  Centro Cultural e de Lazer "FEPASA"; Transição ao Contemporâneo 

ABORDAGEM: Políticas, programas e projetos, iniciativas de preservação

Ano: 2013/2014

RESUMO
Desde o final do Séc. XIX até a primeira metade do Séc. XX, o Estado de São Paulo vivenciou a “marcha para o Oeste” da produção cafeeira, que, juntamente com a região Centro Oeste paulista, impulsiona a economia e consolida a ocupação destes territórios. Graças à chegada da Ferrovia, como principal meio de transporte para o escoamento desta produção, surgem novos Municípios e desenvolvem-se outros; tal qual Adamantina, que se expande às margens dos trilhos e do esplendor das instalações da Cia. Paulista, depois Fepasa, Ferroban e atualmente ALL, visivelmente degradadas pela ação do tempo, decorrente da extinção dos trens de carga e de passageiros, desde 2001. Em busca de soluções para a preservação e conservação deste patrimônio ferroviário adamantinense, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção arquitetônica e urbanística, que se justifica, principalmente, pela relevância histórica deste patrimônio, seja em decorrência da sua importância para o lugar, como para aqueles que habitam esta região e/ou, porventura, tiveram algum tipo de vínculo com o objeto deste estudo. A proposta de um Centro Cultural e de Lazer às margens da Ferrovia, mais especificamente do projeto de revitalização e restauração do seu antigo Armazém, cuja edificação e áreas de entorno somam quatro mil metros quadrados; considera as concepções contemporâneas com princípios de sustentabilidade, acessibilidade, conforto térmico e acústico. Para tal, o partido adotado pretende dar novos desenhos com harmonia e distinção ao existente, conservando o seu caráter arquitetônico e urbanístico, numa visível transição entre o “antigo e o novo”, considerando que a adição de novos elementos construtivos prioriza analogias às ferrovias. Ao embasamento teórico foram necessárias pesquisas bibliográficas e iconográficas; pesquisas de campo, e estudos de casos. E, mediante tais pesquisas e estudos de viabilidades, é possível afirmar que esta proposta de intervenção trará utilidade social ao espaço, resguardando a história e evitando o atual abandono deste complexo ferroviário.

PALAVRAS CHAVE: Centro Cultural e de Lazer; Patrimônio Ferroviário Adamantinense; Conforto Térmico e Acústico; Sustentabilidade e Acessibilidade 








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